A principal tendência e perspectiva para 2022 é que as empresas continuarão a se reinventar e se adequar às novas realidades do mercado, focando principalmente em mudanças que atendam os novos padrões de consumo. Como? De forma mais acelerada, integrada e com menos desconforto possível.
Algumas das novas práticas já foram adotadas pelo varejo e devem permanecer durante este ano, como pedidos pelo WhatsApp; pedidos on-line com retirada na loja, compra na loja e entrega em casa, compras por aplicativos, pedidos entregues no mesmo dia, em questão de horas, entre outras.
Todas essas foram tentativas de adaptação à nova realidade de consumo e de vida da população, e o que elas têm em comum é a tecnologia. Essa tendência, sem dúvida, vai permanecer durante este e os próximos anos: o uso de novas tecnologias para atingir escala.
O consumidor está cada vez mais conectado e mais imediatista. Por isso, sai à frente quem atende esses dois pontos.
As expectativas com relação ao volume de vendas no varejo brasileiro em 2022 são boas, de acordo com um relatório elaborado pela EMIS, do Grupo ISI Emerging Markets, o crescimento será de quase 4%.
Tendências do varejo em 2022
Segundo a consultoria KPMG, as tendências para este ano são:
1- E-commerce em alta
Os marketplaces devem expandir ainda mais. Os hábitos de consumo estão muito mais on-line do que antes. Então, esse mercado só tende a crescer, com o desafio de manter qualidade e aumentar a segurança.
2- Segurança cibernética
Falando em segurança, essa é uma tendência para os e-commerces, porque, com o aumento das compras pela internet, é preciso ter cuidado com as fraudes e a vulnerabilidade dos sites.
3- Integração entre o físico e o digital
Ainda que o digital esteja em alta, o consumo através do ponto físico vai continuar. O que deve acontecer, portanto, é uma integração maior. A tendência é que o varejo se adapte e invista nessa integração de forma mais consistente.
4- Estratégias omnichannel
Ao mesmo tempo em que haverá integração nos PDVs, o omnichannel também deve crescer como tendência no varejo. Ou seja, a comunicação e a estratégia de vendas irão integrar diferentes canais de comunicação e divulgação, de forma que o consumidor terá uma experiência única e eficiente com a marca. O foco é a melhoria no atendimento, nos serviços, a diferenciação e também a fidelização.
5- Entrega mais rápida
A melhoria da logística de entrega é um desafio para o varejo neste ano. Os prazos de entrega devem ser cada vez mais ágeis!
6- Preocupação ambiental
Adotar práticas ambientais é uma tendência entre as empresas e essa preocupação deve crescer no varejo, envolvendo toda a cadeia.
São muitas estratégias que o mercado atual está exigindo das empresas. É necessário muita atenção e foco na implementação de mudanças de maneira rápida e com foco no cliente. Empresas mais conectadas e abertas a descobrir e aderir novas soluções tendem a se destacar em 2022!
Fonte: https://blog.gs1br.org/