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Quer um fim de ano e um começo de ano novo muito mais interessante e com as vendas lá no alto? Nós estamos ao seu lado nessa jornada de vendas! Confira dicas para otimizar a sua loja nesse período.
O Natal e o Ano Novo são excelentes datas para turbinar as vendas no fim de ano. Se o ano não foi lá essas coisas, elas podem ajudar na recuperação. Se o ano foi positivo, elas consolidam os resultados.
No entanto, para que o resultado seja realmente positivo, é preciso se preparar com antecedência e investir em estratégias coerentes. Já passamos da metade do segundo semestre e a expectativa para as vendas de fim de ano tendem a aumentar cada vez mais. Isso porque nessa época o consumidor está disposto a gastar mais com presentes para amigos, familiares e até para ele mesmo.
Entretanto, o empreendedor do setor varejista deve redobrar a sua atenção para não perder oportunidades sazonais e garantir um faturamento satisfatório para o seu negócio. Apostar em vale presentes, treinar a sua equipe de vendas e planejar o estoque são apenas algumas das medidas que ele precisa tomar.
No artigo de hoje mostraremos a você como se preparar para as vendas de fim de ano. Então, continue a leitura e anote as nossas dicas!
Aposte em promoções exclusivas para as datas
Nós, brasileiros, dedicamos um tempo longo em buscas por preços mais atraentes, o que se intensifica nas vendas de final de ano. Como o poder de compra do consumidor aumenta nesse período, criar promoções pode atender às expectativas com aumento significativo do ticket médio.
São muitos presentes no período de final de ano e, quanto mais um consumidor é beneficiado pelas políticas de promoções oferecidas por uma loja, maiores as chances dele realizar todas as compras em um só lugar. Aproveite para verificar no estoque os produtos sem giro e criar promoções e combos atraentes.
Qualifique sua equipe de vendedores
Neste período, é importante estar com a equipe de atendimento afiada, pronta para vender. Para garantir ótimos resultados nas vendas de fim de ano, é imprescindível que a sua equipe de vendedores esteja qualificada para lidar com o aumento da demanda. Afinal, é nessa época que cada dia um novo leque de possibilidades de prospecção é aberto.
Invista no treinamento de seus colaboradores, garantindo que eles estejam munidos com todas as informações relevantes sobre os produtos da empresa. Certifique-se de que eles tenham boas técnicas de argumentação para contornar todas as objeções dos clientes.
Além disso, por mais que a loja esteja bastante movimentada, é importante tirar alguns minutos do dia para acompanhar os funcionários recentemente contratados, para garantir que seus compradores recebam um atendimento de qualidade. Seus funcionários são a imagem do seu estabelecimento perante o cliente, um atendimento bem feito é a melhor forma de fidelização.
Divulgue nas redes sociais
As redes sociais tornaram-se uma ferramenta poderosa para quem deseja vender. Isso é válido para os mais diversos tipos de negócios, pois muitas lojas físicas também fazem campanhas nesses tipos de mídias.
Utilize as redes sociais para alavancar suas vendas, um exemplo básico, e que funciona é patrocinar posts no Facebook, fazendo com que sua empresa tenha destaque na internet e seja lembrada pelo consumidor na hora de decidir onde comprar. No caso das mídias sociais é possível com poucos cliques, atingir seu público alvo, e ainda interagir com uma quantidade grande de pessoas.
Com o auxílio de ferramentas é possível definir faixa etária, sexo, escolaridade e muito mais, atingindo um público específico. Um jeito fácil de sua marca chegar até seus clientes em potencial.
Ofereça as melhores formas de pagamento
Um cliente pode simplesmente desistir de uma compra porque a loja não aceita cartão ou não parcela. No entanto, a partir do momento em que o consumidor tem mais opções de pagamento, ele se sente mais seguro para comprar em mais quantidade.
Poucas coisas frustram tanto um cliente quanto abandonar suas compras lá no caixa porque o método de pagamento que ele gostaria de usar não está disponível. Se você tem dúvidas de quais métodos oferecer, temos um conteúdo especial para você aqui: “Por que a minha loja deve oferecer diferentes formas de pagamento?”
Se o cliente tem sempre razão, oferecer diversos métodos de pagamento é um comportamento que demonstra que sua loja está preparada para atendê-lo, oferecendo tudo o que está ao seu alcance para oferecer uma melhor experiência de compra.
Potencialize a Black Friday
Originado nos EUA e relacionado ao Dia de Ação de Graças, a Black Friday foi uma forma criativa que os empreendedores encontraram para liquidar seus estoques antigos, para preparar a chegada de novas mercadorias, além de impulsionar as vendas, é claro.
Aproveite o Black Friday para garantir o retorno dos clientes em datas importantes como o Natal, Ano Novo e até mesmo no aniversário. Para isso, ofereça descontos em troca de informações úteis para vendas futuras.
Tenha um cadastro com dados como aniversário da esposa/marido, aniversário dos filhos, telefones para contato, e-mail, etc. Com base nessas informações, você pode surpreender seus clientes em ocasiões especiais, fidelizá-los e garantir vendas e indicações.
Gerencie o estoque
Já imaginou ter uma grande demanda, mas não haver produtos suficientes no estoque? Esse é um problema sério que afeta muitos negócios que não se preparam previamente para ter um maior volume de compras. Em um bom estoque não pode faltar ou sobrar produtos de forma excessiva. Esse é um gargalo recorrente e deve ser observado de perto não apenas na época de Natal. A organização é a chave de um bom controle para atender às demandas da clientela.
A fim de evitar esse tipo de erro, é fundamental realizar um planejamento estratégico do estoque. Uma dica interessante é utilizar softwares de gestão a seu favor. Além de projetar uma visão panorâmica de suas vendas, eles permitem que a tomada de decisões seja otimizada por meio de minuciosos relatórios de resultados. Um bom controle de estoque facilita o dia a dia da sua empresa, não só nas datas comemorativas.
Com essas dicas básicas, acreditamos que você pode ter um fim de ano e um começo de ano novo muito mais interessante e com as vendas lá no alto. Nós estamos ao seu lado nessa jornada de vendas!
Fonte: Hiper